domingo, 27 de setembro de 2015

A secretária Matilde

Tudo começou numa sexta-feira em Porto Alegre, véspera de carnaval.
– Dona Matilde, venha cá, por favor – É o Dr. Joel, diretor e sócio da empresa onde trabalha Matilde, chamando-a em sua sala.
– Pois não Doutor.
– Quero que me arrume duas passagens para o Rio para amanhã de manhã e reserva no Chick Palace, a volta é na quarta final à tarde.
– Mas, Doutor, é véspera de carnaval, são 10h00, os voos devem estar lotados e os hotéis são concorridos. Vai ser impossível! 
           – Matilde! – Exclamou Joel – Não existe nada impossível para ti. Vá à luta mulher! Está perdendo tempo. Ah, deixa as passagens em aberto, pois se eu não puder ir vai o meu filho.
– Tá bom! Vou ver o que posso fazer.
            – Ver não – falou o chefão muito sério – consiga!
Matilde sai da sala resmungando para si mesma, indignada com a situação.
– Imagina, ele decide passar o carnaval com a esposa no Rio aos quarenta e cinco do segundo tempo e quer que eu me rasgue para conseguir tudo. Só quero ver o que vou conseguir. Aposto que ele nem lembra que meu aniversário é amanhã.
Matilde liga para a agência de viagens.
– Cia. Viaje Bem as suas ordens.
– Robertinha?
– Oi Matilde, tudo bem contigo?
– Quem me vai dizer é tu, minha amiga.
– O que houve Matilde? Não me deixes aflita.
– Robertinha, só tu podes me ajudar. Meu chefe quer duas passagens para o Rio e reservas no Chick para amanhã até quarta à tarde.
– Ele é louco?
– Não! É dono né? Preciso de ti, me ajuda vai, não quer minha cabeça rolando, quer? Ah, deixa as passagens em aberto.
            – Matilde querida! Não posso prometer, é carnaval, está tudo lotado. Vou ver o que posso fazer, formaliza por e-mail, tá?  Beijos.
– Tá bom, linda, faz o que pode, já mandei o e-mail, beijos – desligou.
Nisto, chega o Antenor, o outro sócio...
– Matilde, eu preciso que tu encaminhes estas faturas para a tesouraria, mas antes faça uma cópia de cada documento e envies para a empresa de Auditoria Achamosrombo S.A.
– Sr. Antenor, a máquina de cópias quebrou esta manhã e eles pediram 48 horas para atender.
– 48 horas? Para que o contrato de manutenção que assinei estes dias?
– É o prazo que está no contrato no caso de troca de peças. O senhor não lembra?
– Eu não li o contrato. Tu achas que eu tenho tempo para ler contrato de manutenção? Para isto tenho secretária e jurídico.
– Que vida – resmunga Matilde.
– Falaste alguma coisa? – Pergunta Antenor.
– Não, não, eu apenas pensei alto, na Lida, a tabacaria aqui em frente tem copiadora. Posso mandar copiar para o senhor.
– Então faça isto. Bom dia!
– E ai gata, tudo em cima? – é o boy anunciando a chegada – Nossa tu tá cada vez mais gata, vamu toma uns chopinho depois do trampo?
– Paulinho, eu já disse para ti que tenho namorado. Para de ficar me cantando. E depois, sou muito mais velha do que tu.
– Corta esta gata, tu nem tem 30 ainda e eu já to com 19. Tu tá com tudo em cima, tremenda gostosa, aí.
– Ah moleque, o que eu faço contigo?
– Me joga no chão, pula em mim, me faz gemer sem sentir dor.
– Cala boca menino! Quer me respeitar? Olha só pega estes documentos aqui, tira cópias ali na Lida, e mande os originais para a tesouraria e as cópias para Achamosrombo.
– Nem fudendo.
– Por que não?
– Matildinha, meu amor. Tô saindo agora para pegar os filhos no seu Antenor no colégio.
– E o motorista? E tão cedo, por quê?
– O motora ficou doente, e antes de buscar os moleques eu vou levar a gostosinha da estagiária no Fórum, depois pego as crianças com ela, levo as cria em casa, almoçamos e levo ela no Fórum de novo. Eu devolvo o carro lá pelas 15h30, e nós dois tamus dispensados para curtir um programinha.
– Com a Natália, aquela nojentinha metida? Ah moleque, ela não é para ti não! É muito esnobe. Ainda mais com este português que tu falas.
– Larga do meu pé Matilde. A gata é gostosa pra cacete, é tri irada. É só curtição. Fica esperta tia, não vou casar não.
– Tá bom, me canta e agora me chama de tia. Bom, se não vais me ajudar, não me atrapalhe, toma o teu rumo. Só o que me faltava, eu aqui me ferrando e o boy e a estagiária sendo dispensados para curtição. Secretária sofre.
Passado algum tempo...
–  Bah! São 11h30! Será que a Roberta conseguiu alguma coisa?
– Cia. Viaje Bem às suas ordens.
– Por favor, a Roberta.
– Saiu para o almoço.
– Já! Deixa para lá, eu ligo mais tarde. O que eu faço agora? Ah! Vou tirar as cópias. Que elevador demorado. Ah finalmente.
Alguns passos depois...
– Por favor, preciso de uma cópia de cada, é para a Empresa Sem Stress aqui na frente.
– Ah, do Dr. Joel?
– Isto mesmo, mas são para o Sr. Antenor.
– Ah tá, mas não vai dar não.
 – Por quê? – se desespera Matilde.
            – Porque a menina que tira as cópias teve que sair e só volta depois das 14h00.
– Fazer o que, né? Posso deixar aqui?
– Na boa, depois eu mando entregar.
            Voltando ao serviço...
– Dona Matilde – chamou Joel.
– Sim Doutor.
– E as passagens?
– Ainda nada.
– Ai ai ai Matilde, olha lá, hein?
– Até parece que sou mágica – pensou Matilde e saiu da sala.
– Oi Matilde, vamos almoçar.
– Oi Teka, não vai dar, tenho todos estes documentos e ofícios para digitar e um monte de e-mail para responder.
– Deixa para depois, vamos lá.
– Não dá, estes são para o Dr. Joel na quinta pela manhã e estes para o Sr. Antenor hoje no final da tarde. Não quero ter que trabalhar no carnaval, né?  Também sou filha de Deus!
– Tudo bem. Queres que eu te traga alguma coisa?
– Um pastel e um suco de laranja.
E o tempo passa e Matilde liga novamente...
– Cia. Viaje Bem às suas ordens.
– Roberta, minha amiga, que bom que voltaste, conseguiste?
– Que nada minha amiga, tá difícil, não apareceu nada, coloquei na lista de espera.
– Que droga, vou me incomodar.
– Matilde desencana, ele não pode te cobrar, olha a situação que ele te colocou.
– É querida, ele não, mas se hoje que ele decidiu ir é porque a mulher dele que quer, aí não sei como fica, pois ela já não vai com a minha cara que eu sei.
– Não esquenta. Isto é coisa de esposa ciumenta versus secretária bonita – gargalhadas.
– É, vai rindo da desgraça alheia. Consegue para mim, tá? Beijos
E o telefone toca...
– Sem Stress boa tarde.
– Dona Matilde, é o Juvenal da portaria, tem uma menina aqui com uma encomenda para a senhora, é da Lida.
– Manda subir seu Juvenal, obrigada.
Matilde recebe as cópias e dá uma escapadinha para ir ao banheiro, afinal ela também bebe água e retornando...
– Humm, aqui os originais e aqui as cópias. Vou levar na expedição já que o contínuo está se refestelando com a estagiária.
– Oi Matilde – chegou a Teka – olha o teu lanchinho.
– Obrigado, eu estava estranhando a demora, já passa das 14h30.
– Ah, Matilde!  Hoje é sexta, fomos comer um churras. Ainda tive que passar na pastelaria Coma Bem para trazer teu pastel. A churrascaria Boi no Espeto não tem. Aqui o teu suco e o teu pastel, eu trouxe um docinho também, ups, – virou o suco em cima da mesa – ai linda, desculpa, escapou da minha mão.
– Ai meu Deus, as cópias do Sr. Antenor, ainda bem que foi em cima das cópias,  mas vou ter que tirar de novo. Tekinha, pode ir ali na Lida para mim?
– Ah, meu amor, eu sei que a cagada foi minha, mas tenho uma reunião agora as 15h00 não vai dar não, pede para o Paulinho.
– Ele não está.
– O que houve?
– Depois te conto, preciso ir na Lida de novo, que droga. Pior que a Roberta pode ligar a qualquer hora, e a acabei de colocar o celular para carregar, ai meu Deus, e este monte de trabalho.
– Não posso te ajudar, estou atrasadérrima, fuuuiiii.
– Bom, fazer o que? Vou ter que ir lá, mas primeiro vou limpar esta lambança.
– Minutos depois toca o telefone, é o Antenor.
– Boa tarde, senhor.
– Matilde, a Srta. Tereza – a Teka – passou aqui e disse o que aconteceu, pode deixar as cópias para semana que vem, e os documentos que eram para hoje a tarde também deixa para a outra sexta. Vou sair mais cedo, e não vou levar trabalho para praia, bom feriado – desligou.
– Bah! Não acredito, minha sorte está começando a mudar. Agora só falta o Dr. Joel desistir de ir para o Rio, e adiar o trabalho. Ai que sonho, mas enquanto isto, vamos trabalhar. Bah! Já são 15h30, será que a Roberta conseguiu alguma coisa? Humf,  não vou pentelhar. Ela é mega máster eficiente. Se ela conseguir, ela liga.
– Dona Matilde – chama o Joel novamente.
– Pois não Doutor.
– A reunião de quinta-feira com os investidores está cancelada. Acabei de receber o e-mail da secretária deles.
– E os documentos que tenho que digitar, não são mais para quinta?
– Não. Pode relaxar.
– Ufa, parece que a minha sorte mudou mesmo, agora só falta ele desistir da viagem, porque duvido que a Roberta consiga as passagens... Bah! Este salão está tão vazio, os que não estão em reunião, já foram embora. Eu aqui esperando para definir esta viagem. Já são 16h00 e nada.
Toca o telefone...
– Parece que atrai. Sem Stress boa tarde.
– Matildinha – é a Roberta cantarolando o nome da amiga – olha o teu e-mail, mandei agora.
– Vais me dizer que conseguiste?
– Esqueceste que sou a poderosa Roberta? – risos – O que consegui está ai, a Cia. aérea não é a que a Sem Stress usa habitualmente, tá? E o Hotel é outro, mas é da mesma rede. Ah! E te ligas no horário, é para hoje à noite. Está tudo explicado direitinho no e-mail e se confirmar, espero que sim depois deste trabalho todo, liga para o Rubens, o plantão é dele, to indo embora. Beijos.
– Bah! Nem me deixou agradecer, que pressa, mas estou feliz, meu dia terminou bem, pelo menos acho né? Porque ele vai para o Rio se quiser, mas não é bem o que ele pediu. Vamos lá – alguns passos adiante – Dr. Joel, com licença.
– Sim, Matilde.
– Consegui as reservas e o voo.
– Que eficiência! Não me surpreende tu és 10.
– Na verdade foi a Roberta da agência Viaje Bem, mas temos detalhes.
– É, eles são muito bons, mas é graças ao teu bom relacionamento. Que detalhes?
– O Chick Palace está lotado. As reservas são para o Chick Palace Plus.
– Tudo bem é mais caro, mas a empresa pode pagar.
– E Cia. área é a Big Fly e não a Peaple Air.
– Tudo bem também.
– E o voo é hoje as 23h00.
– 23h00? Mas Matilde já passa das 16h00.
– Mas não tem outro Dr. Joel. Está tudo lotado, alguns tinham somente um lugar, e em horários bem diferentes. Achei que o Doutor não gostaria de ir separado da sua esposa.
– Matilde, vou ser obrigado a te dispensar.
– Mas Doutor, depois de tudo? – com lágrima nos olhos.
– Sim, Matilde, depois de tudo, vou te dispensar do resto do expediente. Se não, tu e o teu namorado perderão o voo. É uma surpresa, presente da empresa para ti pelo teu aniversário e todos os anos de dedicação. Não pensou que eu iria esquecer, pensou?
– Hã??? – lágrimas correndo.

16 comentários:

  1. Oi amigo, que saudades!!
    Adorei o conto!!
    Tenha uma excelente semana, abraços e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Sera que patrão assim existe?

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do blog.
    Tenho um onde coloco minha poesias, podeira visitar?
    http://wordsbyalonelyguy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo de Beleza ou Emagrecimento ou Bem Estar incluindo divulgação para seu Blog de +2 milhões de Acessos Grátis. Em troca peço um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber um artigo para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com


    TENHO UM ARTIGO ESPECIAL PARA VOCÊ SOBRE DICAS PARA LER MAIS RÁPIDO E ABSORVER MELHOR O CONTEUDO.

    ResponderExcluir
  5. Oi amigooooo!
    Como vcs dizem por aí, "TRI LEGAL" saber que vc voltou e que está tudo bem com vcs kkk
    Amei o texto, e a Matilde mereceu mesmo o presente!
    Bjssssss e obrigada pelo carinho de sempre

    ResponderExcluir
  6. Claudio.Ri muito de seu conto! Coitada da Matilde! E isso existe na vida real,né?
    Patrões e secretárias escravizadas. Matilde mereceu o presente com certeza!

    Amei ler!

    Ótima semana e beijos sabor carinho

    Donetzka

    ResponderExcluir
  7. Adorei o cono!!
    Tadinha da Matilde, vida de secretária não é fácil... Eu ficaria louca no lugar dela.. haha
    O que eu mais gostei foi a atitude do patrão, que reconheceu a sua eficiência como funcionária e deu um baita presentão no dia do seu aniversário. Como seria bom se existisse patrões assim né?
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o conto, especialmente porque ontem foi dia da secretária. Elas merecem reconhecimento!

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie Claudio =)

    Uma forma bem divertida e criativa de homenagear as secretárias pelo seu dia ^^
    Espero que o meu próximo patrão seja como o dela rs...

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Oi Claudio, obrigado por ter ido no Sibarita, volte sempre!

    Eu, claro estarei pro aqui, aliás, estou lhe seguindo.

    Quanto ao texto é porreta, trilegal! kkkkkk

    Belo texto de humor e suspense! Estou rindo até agora! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Muito mil!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  11. Haaha,adorei o post! Um beijo.

    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI CLAUDIO!
    QUE LEGAL E AINDA MAIS POR ACABAR COM UMA BONITA SURPRESA.
    ADOREI.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o conto, Claudio. Uma delícia de ler.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  14. Que legal a estória, mas já estava imaginando esse final feliz!
    fez-me lembrar de quando eu trabalhei como babá e tinha a cabeça nada profissional, um dia a mãe chegou do trabalho já anunciando que trouxera presentes para nós, pra mim e pra filha que eu olhava, pra filha ela trouxe uns doces diferentes e pra mim sacos de lixo rs!
    tudo bem os sacos de lixo para casa, mas oque pegou foi ela dizer que era um presente pra mim, fiquei tão chateada, mas hoje sei que não foi por maldade ( pois eu reclamava que não tinha sacos de lixo na casa) e que ganhei muita coisa nos anos em que convivi com aquela família, não só material como também muito aprendizado para a vida.
    Ótimo outubro!

    ResponderExcluir
  15. Noooossa! Que surpreendente! Se ela não se dedica, ela não iria ter a recompensa! Adorei!
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu quero um patrão assim. Tô carente. Meu patrao resolveu atrasar meu salário. Nem com aumento de impostos, nem CPMF são suficientes para uma pobre funcionária pública.
    Adorei o texto. Abraço . Saudades do Pinhal

    ResponderExcluir