domingo, 7 de dezembro de 2014

Peregrinação da nota


Esta história aconteceu com o Carlito que é conhecido do primo da ex-namorada do noivo da tia do pai da prima da namorada do dono do cachorro que vai à pet da amiga da irmã do meu amigo, mas é baseada em fatos.
Certa vez, Carlito precisou vender um imóvel que tinha adquirido em um plano tipo consórcio.  Ele foi contemplado com o apartamento, mas o financiamento continuou ativo. Como o valor da prestação ficou alto e ele não tinha interesse em manter o apartamento, resolveu vender.
Foi difícil. Passou nove meses até que apareceu um interessado com a proposta de um carro e mais um valor em dinheiro.
Apesar de que ele estava trocando um bem por outro, a proposta era justa.  O carro em questão era mais novo do que o seu e ainda poderia vender com mais facilidade do que o apartamento. Então, aceitou.
          Carlito resolver vender seu carro antigo e ficar com o adquirido na negociação. Como ele é muito certinho quis de imediato passar para seu nome.  Aí é que começou a dor de cabeça.
O carro foi negociado por Nicanor que lhe endossou uma procuração que tinha sido passada por Rudinei que também estava endossado por Marciana que era o nome que constava no documento do veículo, ou seja, ele não conseguiu passar o carro para seu nome.  Carlito teve que procurar Marciana que muito desconfiada passou para seu marido, que por sua vez, entendeu o problema e já estava indignado pelo carro estar rodando tanto tempo em nome de sua esposa.
Resolvido o problema, finalmente Carlito passa o carro para seu nome e faz o devido seguro.
Ele fica mais um ano com o carro o que significa uma renovação do seguro e resolve comprar um veículo mais novo, desta vez zero Km.
Na concessionária, ele teve uma ótima avaliação do carro usado e grandes vantagens na compra do novo. Era o verdadeiro negócio dos sonhos. Ele só precisava esperar alguns dias para receber o carro da cor que ele tinha escolhido.
Mesmo a concessionária deixando-o ficar com o carro usado, ele resolveu entregá-lo para não correr riscos.
Porém, o sonho virou pesadelo. Durante o período de espera ele recebeu uma ligação da sua representante de vendas, a Carla, dizendo que seu carro usado estava invendável porque ao ser vistoriado foi detectado que a frente tinha sido trocada devido a uma forte colisão e que o DETRAN pedia para que ele fornecesse a nota fiscal da peça.
O fato é que Carlito nunca tinha sofrido um acidente. Logo, o conserto constatado não tinha sido realizado por ele. E depois, como é que ele conseguiu passar o carro para seu nome e como a vistoria de dois seguros não constataram o problema? Bom, estas respostas nem o Carlito soube responder, mas o fato é que ele se ferrou legal.
Entretanto, o nosso guerreiro não se entregou. Ele mostrou boa fé junto à concessionária assinando uma procuração para vender o carro novo, que já estava em seu nome, e não retirou o carro velho, pois procurou resolver o problema.
Ele procurou por Nicanor, que lhe disse que tinha ficado com o carro apenas por duas semanas, pois também havia recebido na venda de um terreno que fez para o Rudinei. Este também negou dizendo que tinha comprado o carro de Marciana.
Antes de procurar Marciana, Carlito fez uma descoberta terrível. O carro que ele estava utilizando por um ano tinha se envolvido em um acidente que deu perda total.
Confuso, ele ligou para Marciana que confirmou a história, mas lhe disse que não tinha sido ela que recuperara o carro. Ela era uma laranja do Albertino que comprava carros com perda total e revendia.
Ao contatar Albertino, este lhe forneceu todos os dados que levava o problema de volta a Rudinei. Então, novamente nosso guerreiro vai atrás do indivíduo.
– Não foi eu quem recuperou o carro. Deve ter sido a ex-dona – disse Rudinei.
– Não sei cara, mas tenho os documentos que foi você – respondeu Carlito.
– Ah! Pode ser que foi porque eu troquei a frente. Eu tenho a nota.
– Assim facilita.
– Tenho! Mas preciso procurar. Neste fim de semana eu procuro.
– Ok. Vou aguardar.
– Por que você não compra uma nota?
– Eu prefiro resolver legalmente.
– Mas cara, uma nota é tranquilo. Eu arrumo para você muito fácil.
– Cara, por favor, procure a nota, Ok?
– Eu vou te ajudar, mas você sabe que legalmente eu não precisaria, certo?
– Sim eu sei, mas seu reclamar na polícia você teria que depor, não?
Rudinei continuou negando que tinha recuperado o carro, mas que poderia achar a nota fiscal.
Enquanto Rudinei procurava a nota fiscal, Carlito, que sabia que ela nunca seria encontrada, ligou para um advogado especialista neste tipo de problema.
– Olha Carlito, nós podemos entrar com uma ação contra todos envolvidos, mas vai levar anos e o carro não vai valer nada.
– E por que eu consegui passar o carro para meu nome e não consigo tirá-lo uma vez que o acidente não foi comigo?
– Porque a lei mudou.
– Pô! A lei muda depois que passei para o meu nome e eu que me ferro.
– Infelizmente, isto é Brasil, mas compra uma nota.
– Como?
– Compra uma nota que você vai se incomodar bem menos.
Depois deste conselho, Carlito resolveu procurar por Rudinei, que lhe deu a péssima notícia de que não achou a nota, mas disse-lhe que ele poderia pegar a segunda via com o ferro velho onde a peça fora comprada.
Carlito mais uma vez foi à luta. Só que desta vez foi muito mal tratado, pois o ferro velho devia fazer operações escusas.
Desanimado e vencido, ele procura por Rudinei novamente e aceita a nota fria.
No dia seguinte, ele volta a telefonar para Rudinei que lhe diz que a nota está pronta e que é só buscar. Assim ele da conta, agência e banco para que Carlito depositasse o valor gasto na nota.
Então...
– Carla é o Carlito, tudo bem?
– Oi, tudo bem, e contigo?
– Tudo certo. O carro que eu comprei ainda esta aí?
– Intacto e brilhando.
– Vocês tem motoboy?
– Temos. Conseguiu a nota?
– Sim! Pode mandá-lo buscar uma nota para mim?
– Que bom! Claro que sim.
Resumindo a história, o motoboy buscou a nota, o carro velho passou na vistoria e Carlito pode enfim pegar seu carro novo.
Quanto ao picareta do Rudinei?
Bom, eles nunca se viram pessoalmente, pois os contatos foram feitos apenas por um celular que Carlito estava desativando. A nota foi produzida em nome da Marciana que era quem constava como proprietária anterior no documento do veículo. Então, Carlito deu uma banana para o Rudinei que nunca poderia encontrá-lo.
Ele contou para o primo da ex-namorada do noivo da tia do pai da prima da namorada do dono do cachorro que vai à pet da amiga da irmã do meu amigo que não foi pelo dinheiro e sim porque desta forma ele não seria envolvido caso a nota fosse descoberta, pois diria:
– O carro foi consertado por ele. Eu disse se ele não me desse a nota eu daria parte na polícia. Aí, ele achou a nota e me enviou. 

26 comentários:

  1. kkk não tem como não rir do começo vc é hilario mesmo.
    Qto ao nosso personagem seu drama é bem comum, já fiquei
    sabendo de causos parecido....mas ainda bem que ele foi esperto
    coitado mas que saga .
    Mais uma vez Claudio parabéns por estar entre os melhores blogs de 2014
    superrrr merecido.

    ResponderExcluir
  2. Coitado do Carlito!!!!!
    Quantos Carlitos existem no Brasil, que passam por situações semelhantes, devido a um Rudinei da vida, que gosta de achar um jeitinho brasileiro pra tudo!
    Ainda bem que deu sorte e tudo terminou bem, mas nem sempre é assim o final da história!
    Que país é esse?Renato Russo já questionava...
    bom domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo Cláudio!
    Já passamos por situação similar quando vendemos um fusca...compramos dos meus pais, passou na vistoria. ..tudo ok. Quando fomos vender ao meu cunhado ....Não passou na vistoria, constou que o motor não era do Fusca. Nem meus pais, nem nós nunca trocamos o maldito. Porém graças a Deus conseguimos resolver a situação e hoje o fusca está feliz no outro lar...kkkk
    Tudo de bom sempre!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  4. Noooooooooooooossa! tens a capacidade de contar "causos" que poderiam enlouquecer alguém com o maios bom humor! Adorei te ler! abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. Que situação da Carlito não queria está na pele dele, Claúdio abraços.
    Blog /Fan Page / TSU/

    ResponderExcluir
  6. Pois é ................. Brasilllll!

    Parabéns pelo Troféu Xícara de Ouro!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. adoro seus contos mesmo que seja relato do amigo do pai do primo do vizinho rsrs
    bjs

    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  8. Oi, Claudio!
    Que paciência do Carlitos! Temo que isso só acontece no Brasil, pq estamos acostumados com a burocracia e falcatruas. As coisas são tão complicadas de se resolver que as pessoas encurtam o caminho por escolha própria, o que sempre lesa um terceiro.
    Parabéns pela "Xícara de Ouro"!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo, adorei o post!
    Tenha uma excelente semana, abraços!!

    ResponderExcluir
  10. E assim a vencedora no "causo" foi a persistência do Carlito, que graças a ela, no final se deu super bem kkkkk
    Amigo, parabéns pelo selinho merecidamente recebido.
    Cláudio, o troço não sai de jeito nenhum kkkkkk
    No teu ainda não apareceu. Vc é sortudo mesmo né? kkkk
    Bjsssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Claudio.
    Deveria existir mais Carlito no mundo, com essa paciência de jó rsrs. Ele ate tentou agir honestamente, mas infelizmente há situações que as pessoas se ver obrigada a entrar no sistema errado, mas com soluções eficientes. Meu amigo ate para relatar um caso desse , consegue nós fazer da risada, pela sua escrita com humor.
    Uma feliz semana.
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Claudio,
    Meu amigo me deu dor de cabeça só de ler seu texto, que por sinal esta excelente....Carlito deveria levar o troféu paciência...Minha nossa que saga heim! O pior é que isso não fica só na história e muito mais real do que se pensa.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  13. Interesante historia menos mar que todo termino bien.Un Fuerte ABRAZO

    ResponderExcluir
  14. Olá Claudio, que bela e triste história, fiquei com pena do Carlito, quase que entrei no texto para ajudá-lo, nem que fosse para dar uma bordoada,rssss mas nem sei que deveria recebê-la. Sabemos que ao nosso redor existem muitos Carlitos, muitos Rudinei e.......Gostei muitíssimo de seu conto.Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Passo pra parabenizá-lo pelo Xícara de Ouro, bem merecido...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  16. WOW!! Alguns partes tive que reler kkkk.
    Mas e a cara do brasil!
    Amei !!

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Que rolo, hein? Mas pelo menos o problema foi resolvido pro conhecido do primo da ex-namorada do noivo da tia do pai da prima da namorada do dono do cachorro que vai à pet da amiga da irmã do seu amigo.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hahahahaa seus contos são uma maravilha Claudio, coitado do Carlitos viu. Mas quem nunca se lascou com um tal jeitinho brasileiro ... pior d tudo foi o advogado aconselhando infringir a lei hahaha
    Que bom que no final deu certo né ? abraços

    http://somandoconhecimentooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Claudio,
    Amigo, vim justamente para te parabenizar pelo merecido Premio Xícara de Ouro dado aos melhores blogs de 2014 no Café entre Amigos...
    Estou fazendo visitas rapidinhas aos blogs ganhadores, isso já era pra ter sido feito, mas a falta de tempo nos últimos dias tem me consumido...
    Deixo beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  20. Esse é o Brasil, onde muita gente sempre quer dar um jeitinho de se dar bem, enfim.... gostei do texto, deu pra rir um pouco :)

    obs: mudei o url do meu blog: aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Claudio =)

    Poxa, fiquei com dó do Carlito rs...
    Esse tal famoso jeitinho brasileiro as vezes só nos colocam em encrenca não é mesmo rs...
    Ainda bem que tudo terminou bem.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  22. OI CLAUDIO!
    TUA HISTÓRIA É HILÁRIA, MAS, NA REAL, ACONTECE.
    MUITO BOA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. hauahuah
    Caramba Claudio!!
    Fiquei com dó!! Mas sinceramente,achei a história divertida!!

    ResponderExcluir
  24. Hoje vim deixar meu abraço pelo ano
    todo que vc esteve comigo, agradeço seu carinho
    vou sair de férias e volto em janeiro com meus posts
    favoritos, espero que nossa amizade permaneça em 2015
    Desejo um feliz Natal e um novo ano cheio de muita Paz

    Aqui minha gratidão por tudo

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  25. Aconteceu algo parecido comigo.
    É de chorar de raiva.

    www.kidelicinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir