sábado, 27 de dezembro de 2014

O que são sonhos?

O que são sonhos? 
Claro que são aquelas imagens que aparecem quando estamos dormindo e ficamos putos quando acordamos no clímax do acontecimento ou aliviados quando o sonho é ruim, ou seja, um pesadelo.
Também são aquelas gostosuras recheadas que tem nas padarias.
Porém, o que eu quero abordar são os sonhos de vida. São desejos que gostaríamos que se tornassem realidade. Isto é meio óbvio, não? 
          Tem gente que sonha em ter o que comer, outros em ter a casa própria, ainda há quem sonha com um carrão, em ficar rico. Se bem que, ficar rico até eu, né?
Os sonhos são particulares de cada um e não deixa de ser também uma ambição pessoal. Tem uns mais ambiciosos que outros, ou seria uns com valores maiores que outros? Depende dos meios que se utiliza para realizar os sonhos.
Eu não tenho nada contra os sonhos dos outros. Cada um sonha o que quiser. Se o cara quer sonhar em pegar a vizinha gostosona é problema dele. Se a menina quer um marido rico também.
Conheço uma tiazinha que sonha com o homem perfeito. Ela já tem 92 anos e acha que vai encontrar. Eu que vou atrapalhar o sonho dela? Claro que não, né?

É natural que as pessoas sonhem conforme seu status. Quem não come todo dia sonha com um prato de comida, quem não tem casa sonha com casa própria, quem tem um Fiat 147 anos 80 sonha com um carro mais moderno a assim vai.
O importante é termos sonhos e vontade de realizá-los.
Agora eu cheguei onde queria...
Há pessoas que querem que seus sonhos sejam realizados por seus filhos, ou netos sem se preocupar com as escolhas deles e se serão felizes.
Isto acontece a todo instante.
Há muitos pais, às vezes avós, dominadores que querem controlar a vida dos seus filhos e netos traçando o caminho deles para realizar aquilo que eles próprios não fizeram ou repetir o que fizeram. Com isto formam-se profissionais frustrados e totalmente sem amor naquilo que fazem.
O que pode ajudar a pessoa estudar no exterior ser PHD em física se não gosta disto?
Deste mal eu estou livre, pois meus pais deixaram-me escolher o rumo da minha vida e estou fazendo o mesmo com os meus filhos.
Entretanto, apelo para o bom senso dos outros pais e avós: Deixem seus descendentes seguirem o seu caminho. De nada adianta eles se formarem em medicina, engenharia e outros se eles preferem fazer música.
É claro que orientação é necessário. É importante mostrar os caminhos, mas sem forçar, pois a decisão é da pessoa e não de quem o ensina.
Bom, hoje o texto é para ser uma mensagem de fim de ano e eu não queria que fosse apenas um clichê de Feliz Ano Novo com muita saúde, realizações, paz, amor e muita grana. Embora, eu deseje a todos tudo isto e mais um pouco, eu também queria falar de sonhos já que nesta época todas as esperanças de melhorias de vida ressurgem com mais força.
Sonhem, sonhem muito, mas tenham muita força e vontade de realizá-los.
Feliz 2015 com muita... ah! Eu já disse ali em cima – risos.

Beijos e abraços, cada um pegue os seus. 

20 comentários:

  1. Lindo,Cláudio e temos mesmo que sempre ter sonhos em mente, guardadinhos..

    FELIZ 2015 e que realizemos alguns deles, por isso peço SAÚDE, já que só com ela, tudo podemos, até voaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar! abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Claudio.
    Muito bem colocado o assunto, sonhos são individuais, ninguém tem direito de impor aos filhos, ou aos netos os seus próprios sonhos frustados, causando dessa forma a infelicidade, pois só somos felizes se seguimos os nossos sonhos. Passei por isso, era bem jovem quando larguei o que a minha mãe desejava para mim e seguir um caminho que deixou a todos perplexo rsrs. Hoje eu tenho uma filha que ao segundo trimestre de medicina abandonou a areá, deixando a minha família também perplexo,mas logico ela teve e terá sempre o meu apoio incondicional, afinal é ela que atuara na área que escolher. Outra coisa bem comum é os pais que querem escolher com quem os seus filhos vão se casar, fazer ate sonhos , logico quando não são como esperam se opõem sem motivo plausível.
    Também acho que sonhos, sem ações são apenas sonhos, mas agindo, lutando não há impendimento que não os torne realidade. Pelo menos assim foi comigo, faço metas, corro em busca da realizações.
    Logico que exitem sonhos que só Deus é capaz de realizar, esses eu ainda espero um milagre, a minha cura rsrs, desistir de um sonho jamais.
    Um feliz 2015 meu amigo, que realize todos os seus sonhos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    sonhar é a melhor coisa da vida, pois enquanto sonhamos, fazemos planos, temos esperança e permanecemos VIVOS!
    Temos que escolher nossos próprios caminhos e deixar que nossos filhos também os escolham,muitas vezes somos mesmo egoístas e os queremos sempre pertinho...
    Bjus e um feliz 2015, cheio de SONHOS!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom mesmo seu texto,Claudio.Ri muito e seu comentário no meu blog também amei. E vamos às simpatias!

    Enquanto sonhamos é porque estamos vivos!

    Um ano de 2015 coberto de bênçãos,sonhos realizados e paz,amigo!

    Obrigada pela visita,volte sempre!


    Beijos e uma semana de alegrias

    Donetzka

    Face Book:

    https://www.facebook.com/donetzka.cercck

    Twitter: @donetzka13

    Instagram: @donetzka


    http://instagram.com/donetzka

    Flickr(Minha galeria de imagens):

    https://www.flickr.com/photos/123498631@N06/

    Youtube (Meu canal):

    http://www.youtube.com/channel/UCnVpBs2C-vL6fd1BaRH3lrA/about


    Blog Magia de Donetzka









    ResponderExcluir
  5. Amei seu texto, todos nós temos sonhos
    Feliz Ano Novo!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=KdJCdtlth28&feature=youtu.be

    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo,
    Sonhar é fundamental, o que seria da vida sem os nossos sonhos, ficaria vazia sem sentido...
    Graças ao bom Deus, meu filhos seguiram pelos caminhos que eles mesmos escolheram, e são felizes com suas escolhas...
    Feliz 2015 para você! Um ano apaixonante é o que eu desejo, Que seja carregado
    de muitas novas conquistas semeado com dias de muita paz.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  7. Ola Cláudio! Primeira visita aqui, eu acho....rs Vi sua publicação no Faceblogs!

    Adorei seu texto, realmente conselhos são bons, mas a decisão final é sempre pessoal. E não adianta somente sonhar, tem que correr atrás. A menos que o sonho seja de padaria, dai tem que correr depois... kkkkk

    Feliz Ano Novo e muitas realizações! E todo aqueles desejos de sempre tbm... pq tudo que é bom ajuda a viver melhor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Foi um privilégio caminhar a seu lado no decorrer desse ano .
    Estou passando na minha última visita de 2014 e
    agradecida por um dia ter conhecido uma
    pessoa tão maravilhosa como você.
    Nunca terei como agradecer seu companheirismo
    que fez você ser tão espacial para mim.
    Que essa amizade compartilhada no percurso
    de mais um ano seja a alavanca para prosseguir em mais um ano.
    Desejo um ano novo de grandes conquistas sonhos que se realize paz e esperança .
    Sem despedidas deixo um encontro marcado para compartilhar novos momentos...
    Agradeço esse presente divino que tem o nome de amizade.
    Feliz Ano Novo.
    Até nosso próximo reencontro em 2015.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  9. Oie Claudio =)

    Que texto inspirador! Quem continuemos sonhando muito sempre!!

    Feliz Ano Novo! E que seu 2015 seja repleto de sonhos, sucesso e paz!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Um feliz 2015 com tudo de bom para você também! E concordo, cada um tem que ter o direito de sonhar o que quiser e de poder seguir o seu próprio caminho para a realização de seus sonhos, já que de gente frustrada o mundo já está cheio, nesse novo ano, precisamos de mais pessoas realizadas neste planeta.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Te deseo que tengas un año lleno de ilusiones, que todo lo malo se olvide, y que se cumplan todos tus deseos. Un FUERTE ABRAZO

    FELIZ 2015

    ResponderExcluir
  12. Sonhos que temos quando dorminos são fruto dos desejos... blá blá... pesadelo acontece porque a censura do sub.... Diria "meu amigo Freud"! xD
    - Tá, agora sério!
    Eu amei o post! Muito legal o tema e tudo o que você escreveu sobre!
    "Tem quem sonha com prato de comida :(, quem sonha em ter uma casa... um carro..." Pode ser o mesmo cara, que depois de conseguir o prato de comida passou a sonhar com uma casa, conseguiu também, então passou a sonhar com um carro... O horizonte caminha junto com a gente! E acho que isso é uma das coisas legais da vida!
    O lance da família querer ditar... Tenho um amigo que pela família viria a ser juíz de direito, mas ele cursa astronomia, que é o que faz a cabeça dele!
    Tem muita gente por aí que "tem tudo" - entre aspas, e tem depressão... Aí é criticada por outros, e ela mesma não se compreende, uma vez que "tem tudo": mansão, carrões... E está infeliz por nunca ter feito o que ELA realmente gosta... =/
    Gostei da ponderação da orientação... É legal dar um toque sobre algumas carreiras, como a musical... "Isso 'pode não dar certo, e aí? É bom ter um plano B... Esse campo aí é cheio de 'filho peixe' e etc... Essas coisas de "algo que garanta o futuro"... Até porque a pessoa também pode ter uma atividade "pra viver" e paralelamente fazer o que lhe satisfaz de verdade...
    Também acho legal quando a pessoa 'cresce e seus sonhos crescem', tipo ela perceber que algo que sempre sonhou é "bobeira" e passar a ter sonhos mais "elevados"...
    (to falando pra caramba, né?)
    Uma das coisas que acho mais triste é alguém sem sonho! :( Como é triste!
    Além de alguns pais que ditam... Muitas vezes tem os filhos que ditam!
    Acho muito triste quando alguém mais jovem pensa que idosos não podem ter sonhos... tomando-os como alguém no fim da vida... =/

    Feliz 2015 pra você também, meu amigo!
    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  13. Não podemos deixar os sonhos morrer, Cláudio Feliz Ano Novo desejo saúde, paz, amor, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Claudio.
    Feliz ano novo.
    Feliz 2015.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Claudio.É necessário sonhar, ter algo como meta.Claro que muitas vezes nossos sonhos são irrealizáveis, mas tem muitos outros que podem se tornar em realidade.Que venham os sonhos, as realizações e se não se realizarem, que possamos possamos também aprender com isso.
    Feliz 2015 Bjs

    ResponderExcluir
  16. gostei muito do texto, tenho um baby e ja penso no futuro dele, quero que ele viva os sonhos dele e nao os meus, quero deixa-lo escolher o seu caminho...bjs
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudio, que 2015 seja um ano maravilhoso para todos nós.
    E concordo com você: cada um deve ter e lutar pelos seus sonhos, não querer obrigar outras pessoas a realizá-los; seria ótimo se todos entendessem isso!

    Sorteio O Livro do Bem: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  18. Devemos realizar nossos sonhos, se outro fizer por nós não terá o mesmo efeito.beijos

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amigo Cláudio!
    Que saibamos respeitar os sonhos alheios. ...ótimo seu texto!
    Tudo de bom sempre!
    Abraços da Bia! ♡

    ResponderExcluir
  20. Olá Claudio,

    ah se eu realizasse os sonhos do meu pai! Ou seria policial militar ou uma dondoca casada com homem rico e morando em Mogi das Cruzes rsrsrs preferi seguir meu coração e casei com o pobre do Claudio. Porém, muito feliz e realizada!

    Aconselho meus meninos a estudarem muito, independente da profissão que escolherão seguir. E desejo que sejam muito felizes e que se sintam realizados pelas escolhas que fizeram.

    Até mais!

    ResponderExcluir